Biblioteca de Bolso Podcast Por Inês Bernardo e José Mário Silva arte de portada

Biblioteca de Bolso

Biblioteca de Bolso

De: Inês Bernardo e José Mário Silva
Escúchala gratis

Acerca de esta escucha

Uma conversa informal, a três, sobre a relação que estabelecemos com os livros. Um podcast conduzido por Inês Bernardo e José Mário Silva.

2025 Inês Bernardo e José Mário Silva
Arte Historia y Crítica Literaria
Episodios
  • Ep. 110 - Ana Cláudia Santos
    Jun 30 2025

    Tal como José Cardoso Pires, uma das suas escolhas para o Biblioteca de Bolso, Ana Cláudia Santos começou por publicar contos ("A Morsa", Húmus), antes de se aventurar numa narrativa mais longa (a novela "Lavores de Ana", recentemente lançada pela Companhia das Letras).

    Tradutora de profissão, vive todos os dias no meio das palavras dos outros, e talvez por isso esteja particularmente atenta ao esplendor da linguagem que assoma nos livros de Maria Velho da Costa, ou à irreverência irónica, e por vezes mórbida, de uma poeta tão heterodoxa como Stevie Smith.

    Para este programa, trouxe os seguintes livros:

    "Casas Pardas", de Maria Velho da Costa, Assírio & Alvim

    "O Anjo Ancorado", de José Cardoso Pires, Relógio D'Água

    "A Selection", poesia de Stevie Smith, antologiada por Hermione Lee, Faber & Faber

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    25 m
  • Ep. 109 - João Fazenda
    Jun 23 2025

    Ilustrador com um traço e uma mancha muito característicos, João Fazenda é uma presença regular nas páginas dos jornais e revistas portugueses (Público, Visão, Expresso) e internacionais (The Guardian, The New Yorker, The New York Times).

    Recebeu, entre outras distinções importantes, o Prémio Nacional de Ilustração, em 2016. Há poucos meses, lançou "Arena" (Tinta da China), u

    Escolheu, para a Biblioteca de Bolso, falar de um rapaz que subiu às árvores e nunca mais desceu (o protagonista de Calvino), de um pensador que reflectia através de fragmentos e colagens de ideias, sobre a sua vida ou sobre a cidade de Berlim (Benjamin), e de uma BD a duas cores, azul e laranja, que arrisca seguir por caminhos novos, tanto em termos gráficos como na forma de conta uma história (Schrauwen).

    Eis os três livros que trouxe para o programa:

    "O Barão Trepador", de Italo Calvino, D. Quixote (tradução de José Manuel Calafate)

    "Rua de Sentido Único, Crónica Berlinense e Infância Berlinense por volta de 1900", de Walter Benjamin, Relógio D'Água (tradução de Miguel Serras Pereira)

    "Arsène Schrauwen", de Olivier Schrauwen, L'Association

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    34 m
  • Ep. 108 - Tânia Ganho
    Jun 16 2025

    "Escritora eremita" e "leitora compulsiva", como refere a sua bio no Instagram, Tânia Ganho dedica-se há muitos anos a duas frentes: a tradução e a escrita de romances. Nos intervalos, modera igualmente clubes de leitura.

    Verteu para português autoras como Toni Morrison, Alice Walker, Siri Hustvedt, Annie Ernaux, Elizabeth Strout ou Leila Slimani. Acaba de lançar o seu sexto romance, "Lobos" (D. Quixote), cinco anos após o anterior, intitulado "Apneia".

    Em 2024, publicou "O Meu Pai Voava", um conjunto de "apontamentos sobre a memória e o luto". A haver um fio condutor, ou um denominador comum, nas escolhas que fez para o Biblioteca de Bolso, talvez seja a questão do peso, e da violência, que o olhar masculino exerce sobre o corpo das mulheres, tanto dentro de casa, no espaço familiar, como no campo mais exposto das relações sociais.

    Tânia trouxe para este programa os seguintes livros:

    "Diário de um Velho Louco", de Junichiro Tanizaki, Relógio D'Água (tradução de Maria José de la Fuente)

    "Triste Tigre", de Neige Sinno, Presença (tradução de Catarina Ferreira de Almeida)

    "Inventário de Sonhos", de Chimamanda Ngozi Adichie, D. Quixote (tradução de Elsa T. S. Vieira)

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Más Menos
    42 m
Todavía no hay opiniones