Episodes

  • Dia Mundial dos Animais
    Oct 2 2024

    No dia 4 de outubro também comemoramos o Dia do Cachorro e o Dia Nacional de Adotar um Animal. O dia 4 de outubro é uma data especial, é dia de celebrar o Dia Mundial dos Animais. A data é muito importante para a defesa de todos os bichos, já que funciona como um alerta para a necessidade de preservação de todas as espécies e do meio ambiente.
    No dia 4 de outubro também comemoramos o Dia do Cachorro e o Dia Nacional de Adotar um Animal. E o nosso melhor amigo cachorro é um o grande homenageado desta data. Isso mesmo, os cães estão entre os animais de estimação mais queridos e populares, por causa do companheirismo e da lealdade que são fortes características dos caninos.
    A origem desta data faz referência ao nascimento de São Francisco de Assis, em 4 de outubro de 1225, considerado pela Igreja Católica como o padroeiro da ecologia e protetor dos animais. Nesta data diversas ONG’s e instituições de proteção aos cães que promovem campanhas de adoção, contra maus-tratos, importância da castração e cuidados necessários aos bichos de estimação.
    A preocupação com a vida animal e a natureza atravessa os séculos. Assim, o Dia Mundial do Animal gera reflexões sobre a importância de dar continuidade a esse trabalho. Ações simples que todos podemos incluir no nosso dia a dia. Adote um pet, não compre pois além de evitar sofrimento na exploração de animais para reprodução;
    Ao fazer a adoção, tenha atitude responsável; Evite colaborar com setores que maltratem animais (circos que incluem bichinhos nos espetáculos, por exemplo);
    Evite usar produtos testados em animais; Não use roupas feitas com pele ou pelos de animais; Seja voluntário em um órgão que se dedique a proteger animais ou o meio ambiente.
    O Brasil é o segundo páis no ranking mundial de tutores mais felizes ficando atrás apenas da NovaZelândia, segundo pesquisa da Petplan, que examinou cerca de nove mil fotos em redes sociais de todo o mundo. Eu como tutor de 8 cães garanto que é verdade absoluta, temos mesmo muito orgulho de conviver com nossos pets amados.

    Show more Show less
    3 mins
  • Dicas para fazer seu pet comer durante os dias mais quentes
    Sep 28 2024

    O comportamento dos cachorros e gatos nos dias mais quentes, como nesta primavera com temperaturas altas e tempo seco, é diferente dos dias normais. Muitos animais passam a maior parte do tempo deitados e não desejam comer rações. Médicos-veterinários alertam que o metabolismo dos cães e gatos fica mais lento nos dias de calor, e os corpos deles exigem muito mais água do que comida para poder se refrescar e se recompor novamente. Para que a saúde deles não fique comprometida, confira dicas para você fazer os pets comerem durante os dias mais quentes:
    1- Defina um horário padrão. Muitos cachorros e gatos preferem comer mais durante a manhã ou à noite, por isso sempre forneça o alimento em horários mais específicos. Nunca deixe o alimento ficar exposto o dia inteiro, pois pode perder o sabor e textura, e muitos animais perdem o interesse nas rações disponíveis.
    2- Trocar a ração seca pela úmida. As rações úmida costumam abrir o apetite, pois possuem um aroma e sabor bem agradável. Estes alimentos também contém bastante água e nutrientes. Os tutores devem procurar a orientação de um veterinário para fornecer as porções corretas.
    3- Ofereça frutas nos dias quentes. As frutas são ótimas opções e são ricas em vitaminas que fortalecem o organismo. Todas essas dicas são essenciais para fazer os animais se alimentarem bem, pois eles sofrem muito nessas épocas de calor forte e podem ficar desidratados.
    Fique de olho e observe sempre como eles estão. Em situações fora do normal, procure o veterinário de confiança.

    Show more Show less
    3 mins
  • Auxílio para pets começa a crescer em empresas
    Sep 25 2024

    O fornecimento de benefícios é um grande atrativo no mercado de trabalho e cada vez mais pessoas dão importância a esse fator na hora de aceitar um novo emprego. E uma tendência está despontando nos benefícios flexiveis: os auxílios para pets. A Niky, empresa especializada em benefícios corporativos flexíveis, fez um levantamento sobre os auxílios preferidos dos trabalhadores brasileiros. Além do que conhecemos, desde a pandemia de Covid, o cuidado com os animais de estimação estimulam pedidos de auxilio para pets, como explica o executivo da Niky, Matheus Rangel. Matheus Rangel chama atenção para os investimentos das empresas com selo Great Place to Work (lugar óitmo para trabalhar, em tradução livre) na atenção com colaboradores tutores de animais.

    Show more Show less
    3 mins
  • Especialistas alertam para riscos de exposição dos pets à fumaça
    3 mins
  • O ronronar dos gatos e a conexão que compartilham com as pessoas
    Sep 18 2024

    O ronronar dos felinos desempenha um papel importante na vida dos gatos e na conexão que compartilham com seus tutores. A relação com as pessoas ajuda nesse comportamento multifacetado, que vai além de simples sinais. O professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília, Bruno Alvarenga, chama atenção para a influência benéfica do ronronado para nós pessoas, com a ajuda no bem-estar físico e mental. O professor salienta que o gato que ronrona expressa contentamento, reforçando a relação benéfica que existe entre ele e seu tutor. Ele destaca que essa troca de carinho e companhia é mutuamente vantajosa, promovendo bem-estar tanto físico quanto mental para ambas as partes.

    Show more Show less
    3 mins
  • Ronronar: As curiosidades sobre o som característico emitido pelos gatos
    Sep 14 2024

    Apesar de ser um som comum para quem convive com gatos, o ronronar é um comportamento multifacetado que vai além de um simples sinal. Para além dos momentos de bem-estar e felicidade com a companhia do tutor. Segundo o professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília, Bruno Alvarenga, os gatos ronronam por outros motivos. O especialista alerta que os tutores devem ficar atentos a sinais físicos e também ao ronronado quando o gato quer comunicar que está desconfortável, com dor. Uma curiosidade chama atenção é que nem todo gato vai ronronar. Isso se deve à convivência com a mãe nos primeiros dias de vida. No próximo episódio vamos falar sobre a influência benéfica do ronronado para nós pessoas.

    Show more Show less
    3 mins
  • Ronronar: Como os gatos produzem esse som característico
    Sep 11 2024

    Semelhante a um motor, o ato de ronronar dos gatos é um dos comportamentos mais enigmáticos dos felinos. Apesar de ser um som comum para quem convive com gatos, o comportamento multifacetado vai além de um simples sinal.
    O professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília, Bruno Alvarenga, explica que o fenômeno é um som característico dos gatos, que ocorre em uma frequência de 25 a 30 Hertz. O ronronar é frequentemente associado ao bem-estar e à felicidade dos gatos e contribui para o bom funcionamento de sistema imunológico deles. Bruno Alvarenga explicar que ouvir um gato ronronar gera uma sensação de sucesso ao perceber que o animal está feliz e saudável. No próximo episódio vamos falar sobre os tipos de ronronado e o que querem dizer.

    Show more Show less
    3 mins
  • Crescimento de famílias multiespécies revela nova realidade mundial
    Sep 7 2024

    Neste episódio continuamos falando sobre as famílias multiespécies, de pessoas que escolhem ter animais de estimação em vez de filhos, e como estas escolhas também estão atreladas a reflexões sobre os direitos dos animais e ao reconhecimento do bem-estar psicológico e emocional que a convivência com pets pode proporcionar. A professora de Psicologia do Centro Universitário de Brasília, Izabella Melo, explica que a adoção de animais como membros da família reflete um movimento contemporâneo que vai além da mera companhia. A especialista revela que, na prática, essa integração se manifesta no cuidado cotidiano, planejamento financeiro e inclusão dos animais em rituais familiares, como celebrações e atividades de lazer.

    Show more Show less
    4 mins