O episódio de estreia do Povo do Livro traz uma conversa com Hélio Monteiro, bibliotecário da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. Hélio relembra como o livro “Pai, me compra um amigo?”, de Pedro Bloch, marcou sua infância aos 11 anos, com a história de Bebeto, um menino que busca seu lugar no mundo. A obra, que aborda aceitação e pertencimento, ajudou Hélio a compreender o poder transformador da literatura desde cedo, mostrando como os livros podem atuar como uma forma de terapia e aprendizado social.
Entre as leituras que moldaram sua trajetória, Hélio menciona “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis. Inicialmente, a narrativa do defunto-autor lhe causava desconforto, mas foi graças à mediação de uma professora na faculdade que ele conseguiu superar essa barreira e redescobrir a riqueza da obra.
Apresentação e direção: Ariana Pacheco I Fotografia: Juarez Juara I Produção: Ricardo Araújo I Assistente de produção: Paulo Araújo I Som direto: Alexandre Silva I Maquiagem: Bianca Viniski I Imagens de abertura: Marcos Thiago I Edição e finalização: Elson Alves I Identidade visual: Jonas Ferreira I Motoristas: Clay William de Lucena, Jackson Tomás, Carlos Vicente Silva, Eduardo Marinho, José Carlos Santana, Márcio Ribeiro.
Agradecimentos: Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco.