• Eleições SP e Rio: Marçal e Ramagem não têm fôlego para chegar ao segundo turno
    Sep 18 2024
    Merval Pereira faz uma análise da pesquisa Quaest divulgada, nesta quarta-feira (18), com as intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo. Merval destaca que números mostram o favoritismo de Nunes e Boulos para o segundo turno, embora seja surpreendente o índice razoável de Marçal. ‘Marçal no final não tem fôlego para entrar no segundo turno e, se entrar, perde para qualquer um dos dois. No Rio, Paes continua com liderança fácil. ‘Subida de Ramagem não é suficiente para imagina-lo no segundo turno’.
    Show more Show less
    3 mins
  • 'No Brasil, muitos candidatos emulam a candidatura de Trump'
    Sep 17 2024
    Merval Pereira fala sobre as eleições em São Paulo. O nível da campanha está muito baixo’. Comentarista destaca que a nossa política não dá lugar a candidatos que falem de propostas. ‘As redes sociais divulgam muito mais as baixarias do que candidatos que tentam emplacar propostas'.
    Show more Show less
    4 mins
  • 'Lamentável que a cidade de São Paulo seja disputada por gente deste nível'
    Sep 16 2024
    Merval Pereira fala sobre a cadeirada de Datena em Marçal durante debate na TV Cultura. ‘Sinal de que a nossa democracia está muito malcuidada’. Comentarista destaca o nível da campanha em São Paulo e tentativa de Marçal de se aproveitar da agressão para se comparar com Bolsonaro e Trump.
    Show more Show less
    4 mins
  • ‘Bolsonaro tenta pegar carona na arrancada de Nunes’
    Sep 13 2024
    Merval Pereira fala sobre o surgimento de Bolsonaro na campanha de Ricardo Nunes, em São Paulo, após o resultado da pesquisa Datafolha. ‘A questão é que Bolsonaro é um aproveitador. Ele abandona seus aliados sem o menor problema’. Comentarista destaca que Nunes provou que não precisa de Bolsonaro para ganhar eleição. Merval explica que a arrancada de Nunes não aconteceu por causa de Bolsonaro.
    Show more Show less
    4 mins
  • Eleições 2024: ‘Bolsonaro nas duas principais capitais perdeu muito crédito político’
    Sep 12 2024
    Merval Pereira faz uma análise da pesquisa Quaest divulgada, nessa quarta-feira (11), e a ausência da influência de Bolsonaro nas eleições de São Paulo e do Rio de Janeiro. Comentarista explica que, em São Paulo, com a subida de Pablo Marçal, o clã Bolsonaro recuou do apoio a Nunes. Agora, qualquer vitória de Nunes ou Marçal não terá relação com Bolsonaro. No Rio, a situação é pior ainda. O candidato de Bolsonaro, Alexandre Ramagem, não consegue decolar.
    Show more Show less
    4 mins
  • ‘Se alguém saiu do debate com potencial capacidade de superar o outro foi Kamala Harris’
    Sep 11 2024
    Merval Pereira faz uma análise do debate entre Kamala Harris e Donald Trump. “Kamala se mostrou capaz de enfrentar o Trump; Kamala ganhou o debate claramente, mas não sei se suficiente para virar o jogo. ”Comentarista destaca que, se alguém saiu do debate com potencial capacidade de superar o outro foi Kamala Harris. Merval disse que, após o debate, Trump deve estar em uma situação complicada psicologicamente. “Realmente ele passou a ter preocupação com a presença da Kamala e, isso, vai dar a ela muita desenvoltura”.
    Show more Show less
    6 mins
  • ‘O Supremo não pode ser submetido ao critério do Congresso’
    Sep 10 2024
    Merval Pereira fala sobre a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara que pautou para esta terça-feira (10) um ‘pacotaço’. Um dos projetos é o que dá anistia aos presos pelos atos de 8 de janeiro, além de quatro propostas, todas elas, reduzindo o poder do STF. ‘São todas medidas inconstitucionais’. Comentarista destaca que o Supremo é a última palavra da Justiça. ‘Não é possível que isso tudo passe. Aí é um golpe parlamentar em cima do Judiciário. É uma coisa que não é prevista no rito democrático, constitucional’.
    Show more Show less
    5 mins
  • ‘Um mau sinal que um ministro do STF se torne a principal referência de situação e oposição’
    Sep 9 2024
    Merval Pereira faz uma análise da situação do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que foi o grande homenageado no desfile de 7 de Setembro, em Brasília, e o grande vilão da manifestação da Avenida Paulista, liderada pelo ex-presidente Bolsonaro. Comentarista explica como Moraes se transformou no centro da polarização política no Brasil. ‘O apoio que o presidente Lula deu ao ministro Alexandre de Moraes teve boa intenção, mas politicamente foi um erro’.
    Show more Show less
    4 mins