Episodes

  • #129 | Emprego recorde e economia aquecida
    Sep 30 2024

    Olá! O desemprego no Brasil foi o menor para o mês de agosto desde 2012. Não há dúvidas de que o mercado de trabalho vive um bom momento, mas isso impõe oportunidades e desafios para o país.

    Por um lado, a queda da desocupação pode facilitar a inclusão no mercado de trabalho de grupos que são mais suscetíveis ao desemprego, como jovens e mulheres. Por outro, o avanço acelerado dos salários está em descasamento com a produtividade, o que pode pressionar a inflação.

    Quais são as perspectivas para o emprego e a renda no Brasil?

    Entenda também:

    - Selic: os próximos passos do Banco Central;

    - Inflação sob controle (e acima da meta) nos EUA.

    No minuto 05:01, Claudia Moreno, head de Brasil na equipe econômica do C6 Bank, explica por que o mercado de trabalho aquecido foi um ponto importante para o Copom na decisão de iniciar um ciclo de aumento de juros no Brasil.  

    Show more Show less
    13 mins
  • #128 | Juros: sinais trocados no Brasil e nos EUA
    Sep 23 2024

    Os juros brasileiros voltaram a subir. Na semana passada, o Banco Central decidiu elevar a taxa Selic de 10,5% para 10,75%. E a julgar pelo comunicado da autoridade brasileira, esse foi apenas o começo de um novo ciclo de alta dos juros.

    O que levou a autoridade brasileira a mudar a direção da política monetária? Até onde vai a Selic em 2024?

    Entenda também:

    - O começo do fim do aperto dos juros nos EUA;

    - Inflação elevada faz Banco da Inglaterra esperar para ver.


    No minuto 09:22, Marina Valentini, estrategista de mercados globais do J.P. Morgan Asset Management, traz mais detalhes da decisão do banco central americano e diz como os mercados lá fora reagiram ao primeiro corte de juros nos Estados Unidos.

    Show more Show less
    17 mins
  • #127 | Inflação americana fora do holofote
    Sep 16 2024

    A inflação americana deve ser um tema secundário – mas ainda relevante – nas discussões da próxima reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, em setembro.

    Com a melhora dos preços vista nos últimos meses, os olhos do Fed e da sociedade americana se voltam para outro fator: o aumento do desemprego.

    Por que os dados do mercado de trabalho dos EUA se tornaram fundamentais para entender o próximo movimento dos juros nos EUA?

    Entenda também:

    - Europa: Juros em queda e economia a passos lentos;

    - Inflação brasileira dá trégua, mas por quanto tempo?

    No minuto 05:22, Claudia Rodrigues, head de internacional na equipe econômica do C6 Bank, explica por que, na nossa visão, o banco central americano deve cortar os juros paulatinamente.

    Show more Show less
    14 mins
  • #126 | PIB de vento em popa. O que vem a seguir?
    Sep 9 2024

    A economia brasileira continua em plena expansão. O resultado do PIB no segundo trimestre de 2024 veio mais forte que o esperado por nós e pelos analistas de mercado. 

    A economia deve crescer mais do que no ano passado, e isso é uma ótima notícia para o país. Mas, na nossa visão, há elementos que indicam que esse bom momento não de se estender na segunda metade de 2024.

    Por que a economia brasileira deve perder força nos próximos meses? Como garantir um crescimento sólido no futuro? 


    Entenda também: 

    - O plano do governo para equilibrar o orçamento de 2025; 

    - Menos vagas de emprego nos EUA. 


    No minuto 09:14, Marina Valentini, estrategista de mercados globais do J. P. Morgan Asset Management, fala sobre o mau humor do mercado no início de setembro e como os ativos se comportaram em meio ao temor sobre o crescimento econômico dos Estados Unidos.   

    Show more Show less
    17 mins
  • #125 | O novo presidente do BC e o que esperar dos juros
    Sep 2 2024

    Gabriel Galípolo é o indicado para presidir o Banco Central a partir de janeiro de 2025. Atual diretor de política monetária da autoridade, ele era o principal cotado ao cargo.

    Se aprovado em sabatina no Senado, Galípolo será o primeiro presidente do BC que iniciou o mandato sob a lei de autonomia da autoridade. É uma mudança relevante para a história da política monetária brasileira.

    Quais serão os desafios para a nova composição do BC? E por que, na nossa visão, o caminho parece aberto para a retomada dos cortes da Selic em 2025?

    Entenda também:

    • Inflação americana é “empurrão final” para o corte de juros;

    • Inflação na Europa e dúvida para BCE.

    No minuto 08:39, Marina Valentini, estrategista de mercados globais do J. P. Morgan Asset Management, faz uma análise do desempenho dos ativos financeiros em agosto.

    Show more Show less
    16 mins
  • #124 | Selic: o que pode determinar a alta dos juros?
    Aug 26 2024

    As discussões em torno da trajetória dos juros brasileiros voltaram a esquentar.

    Está sobre a mesa a chance de a taxa Selic voltar a subir nos próximos meses. A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) mencionou esse possível cenário, que foi endossado por discursos recentes dos membros do BC.

    Afinal, o aperto dos juros pode acontecer? Quais são os fatores que devem influenciar a próxima decisão do Copom, em setembro?

    Entenda também:      

    • Nos EUA, "chegou a hora” do corte dos juros;
    • As propostas de Kamala Harris para a economia dos EUA.

    No minuto 05:58, Claudia Moreno, responsável pela cobertura de Brasil na equipe de economia do C6 Bank, explica por que, na nossa visão, o ganho de credibilidade do Copom não depende do aumento da Selic.

    Show more Show less
    14 mins
  • #123 | Inflação mais alta à vista
    Aug 19 2024

    Os preços de insumos e materiais básicos voltaram a subir no Brasil – e isso é uma má notícia não só para o produtor, mas também para o consumidor.

    Geralmente, um aumento de custos para os empresários tende a ser repassado para os consumidores. Dessa forma, pressões inflacionárias sofridas pelos produtores podem antecipar o aumento de preços ao cliente final.

    Com a alta dos preços ao produtor, qual a perspectiva para a inflação brasileira?

    Entenda também:

    • Os números do comércio e do varejo no Brasil;

    • Mais sinais do corte de juros nos EUA;

    • No Reino Unido, PIB em alta e inflação esfriando.

    No minuto 05:00, Claudia Moreno, responsável pela cobertura de Brasil no time de economia do C6 Bank, explica por que os preços de serviços também estão mais elevados.

    Show more Show less
    14 mins
  • #122 | O risco de recessão nos EUA é real?
    Aug 12 2024

    No começo da última semana, a temperatura aumentou nos mercados. Dados mais fracos de emprego nos Estados Unidos e um aumento de juros no Japão alimentaram uma onda de volatilidade dos ativos globais.

    Nos dias seguintes, a tensão diminuiu, mas existem sinais no mercado de trabalho americano que reforçam a percepção de que a economia do país não anda tão bem quanto antes.

    Afinal, qual o risco de uma recessão? Quais são os sinais de preocupação no horizonte?

    Entenda também:

    • Por que o “carry trade” ajuda a entender a queda da bolsa no Japão;
    • Os efeitos da volatilidade nos mercados para o Brasil;
    • A surpresa da ata do Copom.

    No minuto 05:28, Claudia Rodrigues, head de internacional na equipe econômica do C6 Bank, analisa os riscos de a inflação voltar a acelerar nos EUA.

    Show more Show less
    14 mins