• São Paulo: entre o caos e a serenidade
    Nov 9 2024
    Mílton Jung narra a história da ouvinte Valéria Dantas Machado do Nascimento.Desde a infância na Praça da Árvore e Vila Gumercindo, ela descreve como São Paulo a moldou, ensinando-lhe a encontrar beleza no caos e serenidade na rotina acelerada. Com um olhar atento à natureza no meio do concreto, como no Jardim do Museu do Ipiranga, Valéria celebra a diversidade da cidade, onde, apesar da agitação, é possível encontrar momentos de paz e renovação.
    Show more Show less
    5 mins
  • Mudei o caminho para relembrar a Ilha do Bororé
    Nov 2 2024
    Mílton Jung narra a história do ouvinte Jorge Almeida. Ele conta que, na infância, nos anos 1990, frequentava quinzenalmente a Ilha do Bororé, no extremo sul da capital paulista.
    Show more Show less
    4 mins
  • Memórias da escola paulistana na ditadura militar
    Oct 26 2024
    O ouvinte Atsushi Asano fala sobre o período em que estudou no Colégio Estadual Dom Pedro I, em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, entre 1967 e 1973, durante o governo militar. Naquela época, o bairro estava afastado dos movimentos civis e estudantis que lutavam pela democracia, todos seguiam à risca as regras da escola.
    Show more Show less
    3 mins
  • Hino de São Paulo: a memória de uma mãe e o orgulho paulista
    Oct 19 2024
    A ouvinte Vera Mantovani conta a história de sua mãe, Dona Lídia Yolanda Meira, que em 1932, ao se formar no curso primário em uma escola na Rua Augusta, São Paulo, cantou um hino dedicado à cidade. Com letra e melodia de um maestro cujo nome se perdeu no tempo, o hino pedia para ser lembrado. Mesmo já idosa, Dona Lídia sonhava em ver o hino em partitura, e, com apenas uma gravação caseira feita por seu neto, ela persistiu em sua busca. Finalmente, o maestro da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo se comoveu com sua história e transcreveu o hino em partitura.
    Show more Show less
    3 mins
  • São Paulo, a cidade acolhedora
    Oct 5 2024
    Tânia Plapler Tarandach é a primeira criança brasileira em uma família de judeus fugidos da Polônia por causa do antissemitismo. A mãe saiu do Paraná para dar luz a ela diretamente na Avenida Paulista. A partir daí, percebeu o amor pela nova cidade e todo o seu verde aconchegante, que ia desde o cheiro de ar puro até o canto dos passarinhos.
    Show more Show less
    3 mins
  • Uma manhã inesquecível no Salão da Criança: memórias de 1966
    Sep 28 2024
    Mílton Jung narra a história do ouvinte Luiz Eduardo Arruda, que descreve uma memória inesquecível de 8 de outubro de 1966, quando viajou com sua família de Araras para a capital paulista, para participar da 6ª edição do Salão da Criança, no Parque Ibirapuera. Apesar de ter visitado muitos lugares ao longo da vida, essa experiência simples e familiar permanece como uma das lembranças mais especiais de sua infância.
    Show more Show less
    4 mins
  • A arte perdida da datilografia
    Sep 21 2024
    Rubens Cano de Medeiros relembra a São Paulo dos anos 1960, destacando as mercearias, bondes e seu primeiro contato com uma máquina de escrever na escola de datilografia Rodrigues Alves. Ele reflete com saudade sobre a extinção da datilografia, substituída pelo e-mail, e expressa um desejo nostálgico de voltar a ser datilógrafo, apesar da modernidade.
    Show more Show less
    4 mins
  • Saudade da Datilografia: memórias de São Paulo nos anos 60
    Sep 14 2024
    Mílton Jung narra a história de Rubens Cano de Medeiros, que rememora sua infância em São Paulo nos anos 60, quando as mercearias locais ainda ofereciam crédito e os bondes cruzavam a cidade. Ele recorda com nostalgia a escola de datilografia Rodrigues Alves, onde se encantou com as máquinas de escrever e o linóleo que revestia os bondes para protegê-los.
    Show more Show less
    4 mins