Senado e Você

De: Rádio Senado
  • Resumen

  • Podcast que apresenta práticas e experiências de sucesso do Senado Federal na área da responsabilidade social e ambiental. A cada edição são apresentadas e discutidas iniciativas que permitem aos cidadãos conhecer melhor a função institucional da Casa, que vai além da análise e aprovação de propostas legislativas. Produção e apresentação: Celso Cavalcanti Para ouvir os episódios desse e de outros podcasts da Rádio Senado, clique aqui .
    Senado Federal
    Más Menos
Episodios
  • Arquivo do Senado Federal
    Mar 20 2025
    Órgão central do Sistema de Arquivo e Controle de Documentos do Senado Federal e do Congresso Nacional, a Coordenação de Arquivo é responsável, entre outras atribuições, por fazer a gestão arquivística dessa documentação, além de propor normas e procedimentos para segurança e preservação do acervo, composto por informações e conteúdos produzidos desde os tempos do Brasil Império. A área é vinculada à Secretaria de Gestão da Informação e Documentação do Senado Federal, e desempenha papel fundamental na preservação da História do país. A edição de março do podcast Senado e Você entrevista cinco integrantes da equipe do Arquivo, todos arquivistas ou historiadores: Alexandre Alves, Altino Junior, Carla Mendes, Suellen Dal Osto e Wallace Batista. Os profissionais dão detalhes sobre o conteúdo e o trabalho de composição do acervo, e explicam os caminhos para que os cidadãos tenham acesso a todo esse material. Coordenadora em exercício do Arquivo do Senado, Carla Mendes cita alguns exemplos do que está preservado: “Guardamos todos os projetos de lei desde 1826, como o da Lei Áurea, da Abolição da Escravatura, da Lei de Cotas, da Lei Maria da Penha, entre muitos outros de valor histórico e permanente. Tudo o que consta do processo legislativo nós preservamos no Arquivo”, afirma.
    Más Menos
    15 m
  • Comunicação Legislativa
    Dec 16 2024
    Divulgar as atividades legislativas da Casa e dos Senadores, sempre com informações imparciais e de credibilidade; promover o relacionamento institucional; gerir os perfis do senado nas mídias sociais. Essas são algumas atribuições da Secretaria de Comunicação Social do Senado, que em 2024 teve uma agenda repleta de realizações. Para fazer um balanço desse ano que está terminando, e também explicar papel da comunicação legislativa, a diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal, Érica Ceolin, é a entrevistada do podcast Senado e Você, edição de dezembro. Segundo Érica, a comunicação tem a função de atuar como uma “ponte” entre o Parlamento e a sociedade: “Temos a atribuição de levar informação sobre o Legislativo para toda a população, sempre com transparência e pluralidade, mostrando ao eleitor o trabalho de seu representante o Senado. Temos também a função de esmiuçar as proposições legislativas, por meio de matérias, entrevistas e programas jornalísticos, explicando tudo de forma simples e objetiva para o cidadão”, diz a diretora.
    Más Menos
    19 m
  • A gente também fala Tupi
    Nov 28 2024
    A edição de novembro do podcast Senado e Você entrevista Valter Rosa, autor da série “A gente também fala Tupi”, veiculada pela Rádio Senado ao longo deste ano. Assessor-técnico da Secretaria de Comunicação Social, Valter pesquisou raízes, palavras e expressões do idioma Tupi que ainda hoje fazem parte do nosso cotidiano. O resultado do trabalho confirma a importância desse idioma na formação da identidade nacional. Açaí, caju, mandioca, Tocantins, Piauí. Esses são pequenos exemplos de um universo enorme de palavras e expressões da língua Tupi que sobreviveram aos séculos e à quase dizimação dos povos originários, e que continuam a integrar o vocabulário diário da população de norte a sul do país. Na série “A gente também fala Tupi”, o assessor-técnico Valter Rosa faz um resgate etimológico e cultural do antigo idioma, e celebra a influência indígena como elemento fundamental na formação da sociedade brasileira. A série é composta de 70 spots, com duração de 30 segundos cada, agrupados em sete conjuntos diferentes. Como fontes de pesquisa, o autor utilizou, entre outras obras, o Dicionário de Tupi Antigo, de Eduardo De Almeida Navarro; o Dicionário Morfológico de Tupi-guarani, de Moacir Costa Ferreira; e o Glossário Etimológico Tupi-guarani, de Léon Francisco Clérot. “A minha intenção foi demonstrar o caráter do Senado como Casa da Federação, então busquei nessa pesquisa o máximo de representação nos diferentes estados, já que encontramos palavras de origem Tupi em todas as regiões do país. É muito importante que os brasileiros saibam que ainda hoje trazem consigo essas marcas de uma cultura tão rica e importante para nossa identidade nacional”, afirma Valter Rosa. Todos os episódios da série “A gente também fala Tupi” estão disponíveis no site da Rádio Senado ( senado.leg.br/radio ).
    Más Menos
    15 m

Lo que los oyentes dicen sobre Senado e Você

Calificaciones medias de los clientes

Reseñas - Selecciona las pestañas a continuación para cambiar el origen de las reseñas.