Pautas Femininas

De: Rádio Senado
  • Resumen

  • Os temas mais importantes que afetam a vida das mulheres entram em debate no Pautas Femininas, uma parceria da Rádio Senado com a Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Produção e a presentação: Ana Beatriz Santos e Ritta Zumba Toda quinta-feira, às 21h. Disponível na internet às quintas-feiras
    Senado Federal
    Más Menos
Episodios
  • Maternidade Atípica - 1ª parte
    Apr 3 2025
    No dia 2 de abril foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data em que a Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal se reuniu em audiência pública para debater os direitos e a proteção de pessoas com autismo, deficiências e doenças raras. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2022, o Brasil tem aproximadamente 18 milhões e 600 mil pessoas com deficiência com 2 anos ou mais de idade. Elas representam quase 9% da população nessa faixa etária. O Pautas Femininas conversou com a escritora Alessandra Oliveira, co-autora de livro sobre Maternidade Atípica, tema da entrevista desta edição.
    Más Menos
    10 m
  • Diploma Bertha Lutz - 1ª parte
    Mar 28 2025
    O Diploma Bertha Lutz é uma honraria concedida anualmente pelo Senado Federal do Brasil a mulheres que se destacaram na defesa dos direitos das mulheres e na promoção da igualdade de gênero. Criado em 2001, o prêmio homenageia a advogada e ativista Bertha Lutz, que teve papel fundamental na conquista do voto feminino no Brasil. A cerimônia de entrega acontece no mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, reconhecendo lideranças femininas que contribuíram para o avanço da participação política e social das mulheres no país. Neste ano 19 mulheres que se destacaram em diversas áreas, como arte, saúde, política e educação receberam a premiação.
    Más Menos
    10 m
  • 10 anos da Lei do Feminicídio: avanços e desafios na luta contra a violência de gênero - 1ª parte
    Mar 20 2025
    Em março de 2015, o Brasil deu um passo importante no combate à violência de gênero com a sanção da Lei nº 13.104, que tipificou o feminicídio como um crime hediondo, caracterizado pelo assassinato de mulheres em razão de gênero. Dez anos depois, a lei é considerada um marco na proteção das mulheres, ao reconhecer a gravidade dos crimes motivados pelo ódio, menosprezo ou discriminação contra o gênero feminino. Desde então, o número de denúncias e condenações por feminicídio aumentou, evidenciando maior conscientização e fortalecimento das redes de apoio e proteção às vítimas - no entanto, os desafios permanecem: os índices de feminicídio continuam alarmantes, revelando a necessidade de políticas públicas mais eficazes, maior investimento em segurança e educação, além de um sistema de proteção mais acessível para as mulheres em situação de risco.
    Más Menos
    11 m

Lo que los oyentes dicen sobre Pautas Femininas

Calificaciones medias de los clientes

Reseñas - Selecciona las pestañas a continuación para cambiar el origen de las reseñas.